top of page

Formação acadêmica

 

Graduação em Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

 

Bacharel em Psicologia Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

 

Pós-graduação: Especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

 

Pós-Graduação: Especialização em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina da Fundação do ABC

Curso de Acompanhante Terapêutico do Amban do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Curso De Formação em Transtornos do Controle do Impulso do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

Informações adicionais

CRP: 06/99003

Vivência internacional. Muitos dos problemas que trazem sofrimento às pessoas são compartilhados por pessoas de lugares completamente diferentes, porém há contrastes que facilitam perceber as peculiaridades de nossa cultura, no que há de bom e ruim.

Bruno Franco Aquino

Histórico profissional

Formado no final de 2009, comecei a atender em consultório com foco em adultos, durante um ano e meio. Neste tempo, também participei do programa de álcool e drogas do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, como voluntário.

Trabalhei numa unidade básica de saúde (UBS) fazendo atendimentos clínicos à população, além de exercer outras funções de apoio à equipe dentro da unidade, e de contato com outros serviços da rede municipal de saúde, em São Bernardo do Campo.
Na experiência de trabalhar na UBS, adquiri boa experiência em trabalhar com outros profissionais de saúde. Em vista do volume de pessoas que utilizam o serviço, também foi desenvolvida uma capacidade diagnóstica, dada a variedade de situações que são passíveis de ocorrer.

Nesta experiência também tive mais contato com crianças, cujo atendimento tinha um enfoque à família, e orientação à pais/guardiões que estejam tendo dificuldades com crianças e adolescentes.

Linha teórica

Cada psicólogo(a) vai ter uma linha teórica que fundamenta seu trabalho, para além do estilo próprio de atendimento. A minha tem na fenomenologia sua base filosófica, complementada com conhecimentos mais atuais do funcionamento dos sistemas de percepção, através principalmente da neurologia. Uma utilização de técnicas cognitivas para alcançar os objetivos terapêuticos, além de algumas técnicas de respiração e relaxamento, quando necessários. Para a relação terapêutica em sí, baseio-me nos escritos de Ângelo Gaiarsa. Para mim, fica fundamental a observação da linguagem não-verbal que se apresenta durante o atendimento, a fim de maior ampliação da consciência do que acontece nas circunstâncias da vida que trazem os sintomas e desconfortos.

bottom of page